Conforto

Referências de arquitetura 2019

Referências de arquitetura 2019 1

Ao pé das montanhas Tramuntana , esta propriedade maiorquina é um exemplo de sustentabilidade e integração ao meio ambiente. O projeto reflete o profundo carinho de seus proprietários pela natureza da ilha e seu extraordinário patrimônio cultural.

Nuanças infinitas pintam o campo de Son Brusque com a apoteose cromática do pôr-do-sol (l’hora baixa). A alegação tão poderosa pegou a vontade dos proprietários desta fazenda, certamente uma antiga casa de fazenda árabe, que encontrou em um estado de total abandono. Eles decidiram transformá-lo em um possessió do respeito absoluto à tradição construtiva de Maiorca. A alma do projeto de reabilitação e paisagismo, Luis Sanchez-Merlo Ruiz, disse para a execução de seus vários estágios com arquitetos Emili Sagristà, José García-Ruiz e Antoni Gomila, e paisagistas Gabriel Homar, Joan e Pep Segui, e Jorge Veliz.

A casa mantém a estrutura típica da ilha: clastra – inicial aberto e pavimentado pátio, – janelas rectangulares com persianas emolduradas por arenitos cantaria e windowsills calcário, portas de madeira norte varandas velhos, coberto com telhas árabes. .. No interior também elementos arquitetônicos autóctones foram reproduzidos. No entanto, a distribuição é moderna , grande e brilhante, e com uma mistura de móveis atuais e outras antiguidades e mercados. Enfatiza o gosto pela arte contemporânea, com uma interessante coleção de pinturas.

O “jardim agrícola” é tão importante quanto a própria casa. Uma imensa plantação de oliveiras, frutas e amendoeiras foi feita, e a criação de um projeto harmonioso foi atendida ao máximo. Wisteria caminha, mandris com laranjeiras , pátios de almeces, campos de lavanda … um verdadeiro oásis no centro da ilha.

IDEIAS DO PROJETO

Simbiose com a natureza. O todo, casa e jardim, está integrado na paisagem formando um todo. Centenas de árvores e variedades mediterrânicas foram plantadas e um pomar para auto-abastecimento.

Serenidade herreriana. A preocupação com a amplitude e a busca pela beleza refletem-se tanto no exterior quanto no interior, que são austeros, luminosos e convidam a vida contemplativa.

Traços indígenas O ambiente rústico , que enfatiza o trabalho de artesãos locais com um ponto espontâneo, encontra contraponto em obras de arte contemporânea, em diferentes formatos.

Realização: Mercedes Ruiz-Mateos. Texto: Miriam Alcaire. Fotos: Montse Garriga 17/07/2017.
Clique aqui para ver a matéria original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *