Aprendizado, Tutoriais Faça Você Mesmo

Como fazer slime 5 tipos

Como fazer slime 5 tipos 1

anúncios que podem te interessar


Você sabia que pode fazer seu próprio slime ou “goop” para uma atividade divertida de aprendizado e diversão? Os líquidos não newtonianos são fascinantes para todas as idades e proporcionam uma ótima oportunidade de aprendizado sobre a química.


Como fazer slime 5 tipos 2

Receita Slime Simples

Esta versão do Silme (ou Gak) é feita de cola e bórax.

O que você precisa:

O que você faz:

  1. Em uma tigela misture 1 oz. cola (cerca de ¼ da garrafa de cola) e ¼ xícara de água. Se você quiser Slime colorido, adicione corante para a mistura de cola e água. Retire um pouco da solução do recipiente com o palito de agitação e observe o que acontece.
  2. Adicione ¼ xícara de solução de tetraborato de sódio (bórax) à mistura de cola e água e mexa lentamente.
  3. O Slime começará a se formar imediatamente. Levante um pouco da solução com o palito de agitação e observe como a consistência mudou desde o Passo 1.
  4. Mexa o máximo que puder, em seguida, cavar e amassar com as mãos até que fique menos pegajoso. Esta é uma experiência confusa, mas é necessária porque 
    permite que os dois compostos se liguem completamente. Não se preocupe com qualquer 
    sobra de água na tigela; apenas despeje.
  5. Quando não estiver em uso, guarde o Slime em um saco plástico na geladeira para evitar que ele 
    mofo crescer.

O que aconteceu:

A cola tem um ingrediente chamado acetato de polivinila, que é um polímero líquido. O bórax liga as moléculas de acetato de polivinila umas às outras, criando um polímero grande e flexível. Este tipo de Slime vai ficar mais duro e mais como massa de vidraceiro quanto mais você joga com ele. Experimente colas diferentes para ver se elas criam limo (por exemplo, cola de carpinteiro, cola pegajosa, etc.).


Como fazer slime 5 tipos 3

Super Slime

O segundo tipo de Slime é o mesmo tipo claro e pegajoso que você vê nos 
filmes. Este é o verdadeiro negócio pegajoso! (Esse Slime não é tóxico, mas ainda mantém esses produtos químicos longe de crianças sem supervisão e lava as mãos depois de brincar com o Slime.)

O que você precisa:

O que você faz:

  1. Despeje ½ xícara da solução de álcool polivinílico (PVA) em um béquer, frasco ou tigela. Se você quiser slime colorido, adicione corante para a solução de PVA e mexa com um palito de mexer.
  2. Adicione 2 colheres de chá da Solução de Tetraborato de Sódio (Bórax) à solução de PVA 
    e agite lentamente.
  3. Tente levantar parte da solução com o palito de agitação e observe o que acontece. 
    Uma vez que o limo se formou, você pode brincar com ele. Apenas não coma!
  4. Seu Slime vai durar mais tempo se você selá-lo em um saco plástico e mantê-lo na 
    geladeira, caso contrário ele vai secar ou mofo.

O que aconteceu:

O álcool polivinílico (PVA) é um polímero líquido e, portanto, é formado por longas cadeias de moléculas conectadas. O tetraborato de sódio forma ligações de hidrogênio com o oxigênio presente nas cadeias de PVA. As ligações de hidrogênio ocorrem quando a carga positiva dos átomos de hidrogênio atrai a carga negativa dos átomos de oxigênio dentro do composto. As ligações de hidrogênio ligam os filamentos individuais de PVA entre si, criando uma “gota” de Slime. Como as ligações de hidrogênio são fracas, elas se quebram e se reformam à medida que você segura o Slime ou deixa-o escorrer em uma superfície plana.


Como fazer slime 5 tipos 4

Glooze Slime

Esta substância viscosa é feita de leite.

O que você precisa:

  • Leite desnatado
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Um filtro de café

O que você faz:

  1. Adicione 7 colheres de sopa de leite desnatado a uma xícara e adicione 1 colher de sopa de vinagre 
    ao leite. Mexa delicadamente a mistura até que os sólidos se formem.
  2. Deixe os sólidos afundar no fundo da mistura e, em seguida, drene o 
    líquido usando um filtro (um filtro de café funciona melhor). Deixe os sólidos drenarem por alguns minutos.
  3. Adicione ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio aos sólidos e misture bem para formar uma mistura viscosa de leite.

O que aconteceu:

Quando você adicionou o vinagre ao leite, ele fez com que a proteína do leite, a caseína, que também é um polímero, se separasse da parte líquida do leite e se agregasse para formar sólidos. A caseína é usada em adesivos, tintas e até plásticos. O bicarbonato de sódio neutraliza o ácido adicionado, o que permite que a caseína volte à sua forma líquida.


Como fazer slime 5 tipos 5

Obleck ou Slime da areia movediça

Faça um fluido não-Newtoniano que se pareça com areia movediça usando amido de milho.

O que você precisa:

  • Amido de milho
  • Água
  • Uma tigela grande

O que você faz:

  1. Na tigela de mistura de plástico, misture pequenas quantidades de água e amido de milho para formar uma mistura que se parece com creme de leite pesado e tem a consistência de mel. A proporção aproximada da mistura de amido de milho para água é de 2 xícaras de amido de milho para 1 xícara de água. Então, se você usar toda uma caixa de amido de milho de tamanho normal (cerca de 450 ml), você usará cerca de 1 ½ xícaras de água. É melhor começar com menos água e adicioná-lo lentamente até atingir a consistência desejada.
  2. Depois de fazer a sua mistura, coloque a mão suavemente sobre a superfície da mistura de amido de milho. Você deve notar que sua mão afunda na mistura como você esperaria que ela fizesse. Mova sua mão pela mistura, devagar primeiro e depois tente movê-la bem rápido. Foi mais fácil mover a mão devagar ou rapidamente através dela?
  3. Se a sua mistura é profunda o suficiente para submergir toda a sua mão, tente pegar um punhado da mistura e puxe a mão para fora rapidamente. Então tente novamente, dessa vez relaxando sua mão e puxando-a devagar. você notou uma diferença?
  4. Tente perfurar a mistura de amido de milho. (Tenha cuidado para não se machucar na tigela!) Certifique-se de acertar a substância com força e puxe o punho para trás rapidamente. A substância espirrou por toda parte ou permaneceu na tigela? (Se respingar, adicione mais amido de milho.)

Sempre que você gentil e lentamente passar a mão pela mistura de amido de milho e água, ela se comporta como um líquido. Mas quando você tenta mover sua mão rapidamente ou com força, ela se comporta como um sólido. Esta mistura de amido de milho se comporta de forma semelhante à areia movediça.

O que aconteceu:

O fluxo e o movimento de um fluido são afetados por sua viscosidade, ou por quão pegajoso e espesso ele é. A areia movediça e a mistura de amido de milho e água são fluidos não newtonianos. A viscosidade não-newtoniana muda com o tipo de força aplicada a ela. A viscosidade dos fluidos newtonianos (como água e mel, que seguem a lei da viscosidade de Sir Isaac Newton) depende apenas da temperatura e pressão do fluido, não da força aplicada a ele. Por exemplo, o mel quente (menos viscoso) flui muito mais livremente do que o mel frio (mais viscoso).

Como a capacidade de um fluido não newtoniano se movimentar depende da força ou do estresse aplicado a ele, esses fluidos não atuam como aqueles com os quais estamos mais familiarizados (por exemplo, mel ou água). Uma leve pressão, como derramar ou pressionar suavemente a mistura de amido de milho e água, permite que ela se mova como um líquido.


Outras receitas divertidas em casa:

Use cola e bórax para fazer uma bola colorida

Receita de solução de tetraborato de sódio (bórax)

  1. Etiquete um 8 oz. garrafa de plástico “Solução de Tetraborato de Sódio (Bórax)” com um marcador permanente.
  2. Encha a garrafa ¾ cheia com água.
  3. Adicione 4 colheres de chá de tetraborato de sódio à água e agite até dissolver-se na maior parte.
  4. Encha a garrafa até o topo com água e agite novamente para dissolver completamente os sólidos de tetraborato de sódio.

Mais informações sobre o líquido não newtoniano

Um líquido não newtoniano é uma substância que age como um líquido em algumas situações, mas como um sólido em outras. Areia movediça é um exemplo de um líquido não-newtoniano. Parece sólido, mas se você ficar de pé, começa a afundar lentamente como se fosse um líquido.

Os polímeros são o que tornam os líquidos não newtonianos únicos. Um polímero é uma longa cadeia de moléculas que pode existir como um líquido ou um sólido. O termo polímero vem das palavras gregas para “muitas partes”. Os polímeros líquidos atuam como um líquido até que produtos químicos particulares sejam adicionados, o que cria ligações entre as moléculas. Esses links transformam o composto em um híbrido entre líquido e sólido. Como as moléculas estão agora conectadas, elas não podem se mover tão livremente, o que lhes confere as estranhas propriedades encontradas no Slime. O novo composto é chamado de líquido não-newtoniano.

Fonte: https://www.homesciencetools.com/article/how-to-make-slime/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *