Entretenimento

Como dormir mais com qualidade no sono

Como dormir mais com qualidade no sono 1

Um ser humano comum passa aproximadamente um terço de sua vida dormindo. Os avanços científicos nas áreas da neurociência e ciência do sono mostram que dormir bem é essencial para uma vida saudável e o bem estar físico e psicológico. No entanto vivemos em uma sociedade que dorme cada vez menos e está cada vez mais ansiosa.

Se pensarmos através da lógica evolutiva, isto é: analisar como o comportamento que contribuiu para a sobrevivência do homem ao longo de seu processo de evolutivo, veremos que dormir é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Isso porque o ato de dormir é extremamente revigorante, durante as 8 horas que dormimos nós não consumimos nenhuma caloria e isso foi extremamente importante para nossa sobrevivência, pois ao longo da história estivemos à mercê de ataque de predadores e competidores. Isso significa que se estas 8 horas de sono não fossem extremamente importante, esse comportamento teria sido desselecionado ao longo do processo evolutivo.

Estudos científicos mostram que pessoas que dormem menos que 6 horas por dia por um longo período de tempo aumentam a probabilidade de desenvolver doenças neurodegenerativas ao longo da vida, como Parkinson e Alzheimer.

E mesmo após de apenas uma noite mal dormida, já é possível perceber uma redução das capacidades cognitivas de um indivíduo, como sua memória, coordenação motora e capacidade de reação. Não é a toa que a falta de sono, e não o álcool, é a principal causa de acidentes de trânsito nas estradas brasileiras.

Por isso vou deixar abaixo algumas dicas de como melhorar a quantidade e qualidade do seu sono.

  1. Tente sempre dormir nos mesmo horários, mesmo nos finais de semana. Essa regularidade no horário permite que o cérebro se acostume a um horário fixo, o que faz com que seu organismo consiga alcançar os níveis mais profundos do sono com mais frequência.
  2. Reduzir a temperatura do quarto. O seu cérebro precisa diminuir em 1-2°C para entrar nos estágios do sono, portanto dormir em um ambiente mais frio ajuda a adormecer. Isso explica por que é sempre mais difícil dormir durante as noites quentes de verão. Tomar um banho quente antes de dormir também ajuda, já que ao fazer isso seus vasos sanguíneos dilatam e você passa a emitir mais calor pelo corpo, o que reduz sua temperatura interna.
  3. Durante a última hora do dia apague as luzes e evite assistir TV ou ficar no celular. A luminosidade dessas atividade atrasa a produção de melatonina, uma substância essencial para o sono, que normalmente é liberada ao anoitecer e permite que seu cérebro comece a entrar nos primeiros estágios do sono.
  4. Não vá dormir de barriga cheia, nem de jejum. O ideal seria jantar aproximadamente duas horas antes de dormir, para que seu corpo tenha tempo de iniciar o processo de digestão e seu corpo possa focar em iniciar o processo de descanso. Ou seja, nada de rodízios de pizza antes de dormir.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre esse campo de estudo e suas descobertas,  assista no link abaixo o quinto episódio de BatPapo, em que eu falo com a Prof. Dra. Monica Levy Andersen do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP para falar sobre o assunto.

O objetivo do BatPapo é abordar assuntos que muitas vezes não são explorados pela mídia convencional, ou não de uma maneira satisfatória, em um formato mais livre que permita que o convidado tenha espaço para desenvolver suas ideias. Caso você tenha interesse em continuar vendo conteúdo neste formato se inscreva no nosso canal!

About Batpapo

Confira novidades escritas por Vitor M, apresentador e fundador do canal Batpapo que semanalmente recebe convidados especialistas em temas como política, entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *